A favor

Os dados do IBGE apontam que em 2006 a Agricultura Familiar foi responsável por 87% da produção Nacional de Mandioca, 70% da Produção do Feijão, 46% do Milho, 38% do Café, 34% do Arroz, 58% do Leite, 59% do Plantel de Suínos, 50% das Aves, 30% dos Bovinos, e ainda, 21% do trigo.A cultura com menor participação da Agricultura Familiar foi a Soja (16%).O valor médio da produção anual da Agricultura Familiar foi de R$ 13,99 mil.

Pois bem, dados do próprio Governo provam que: apesar de ocupar apenas 1/4 (um quarto) da área destinada ao cultivo e pecuária em nosso país, é a Agricultura Familiar a Grande Responsável por colocar Comida na Boca do Povo Brasileiro. É a Agricultura Familiar a grande responsável por nossa segurança alimentar.

O agronegócio brasileiro é quase 100% destinado à exportação, principalmente Soja, Celulose e Carne. Abastecemos o Mundo com Café, Cítrus,Frutíferas, Milho, Borracha mas, principalmente, somos os fornecedores principais da matéria prima para rações de rebanhos mundo à fora, "Papel Higiênico" para europeus e "Fandangos" para americanos do norte global.

A Agricultura Familiar é menos dependente de insumos à base de petróleo; consome menos herbicidas e fungicidas, agride menos o Meio Ambiente, gasta menos Energia, consome menos Água, Polui menos o Ar, a Água e o Solo.
Glebas menores de terras manejadas por Famílias de Agricultores garantem não só nossa Segurança Alimentar, garantem também melhores cuidados com o Meio Ambiente.

O Social.
Torna-se necessário conservar a População no Campo. A Violência nos grandes Centros tem muito à ver com a falta de perspectivas do trabalhador. Falta Emprego nas cidades, falta Saúde, falta Educação, falta Estrutura, Saneamento Básico, Alimento, o Homem deixando o campo contribui com o aumento da tensão/pressão na sociedade.

 A Biodiversidade Brasileira.
Por se tratar de uma atividade 99,9% voltada para o mercado externo, o Agronegócio atual, mantido à base de Latifúndios, detona com nossa Biodiversidade. A Mata Atlântica, Amazônia e o Cerrado, nosso Biomas em Geral, são extremamente ricos em frutas, madeiras, animais, ervas medicinais perdidas quando Tratores arrastando Correntes e arando a terra abrem novas Fronteiras Agrícolas para garantirem o abastecimento do Mundo com "Papel Higiênico", "Ração" e "Fandangos".
(Peço desculpas se me expressei agora de maneira pouco clara, procurem lembrar de "Figuras de Linguagem" ou "Licença Poêtica" por exemplo, ou do que se fala nas "entre linhas")

Estudos mostram que a poupa do Pequi (Árvore Nativa do cerrado) poderia sanar com toda a Carência de Vitamina A de todo o Continente Africano).
Uma Planta popularmente conhecida como Fava Danta é utilizada no tratamento da Hipertensão lá no Velho Mundo.

Uma família agricultora bem assessorada teria em pouca terra: arroz, feijão, milho, mandioca, frutas, verduras, legumes, remédios, madeira e carne.